A família das Malvaceae (Juss.) Bayer et al. é constituída de 252 gêneros e cerca de 2330 espécies espalhadas pelo mundo, com destaque à América do Sul.
Pela nova classificação, a APG, herda os integrantes das antigas famílias Sterculiaceae, Tiliaceae e Bombacaceae.
São ervas, subarbustos, arbustos, lianas e árvores, com canais mucilaginosos e indumento constituído, normalmente, de pêlos ramificados ou escamosos.
Alterna, simples (normalmente lobada e palminérvea) ou composta palmada, inteira ou serreada. Possuem estípulas.
Isolada e axilar, quando inflorescência, determinada ou, às vezes, indeterminada. A flor é hermafrodita ou assexuada, actinomorfa, dotada de calículo (marcante) ou epicálice (invólucro de brácteas). O cálice tem 5 sépalas, corola de 5 pétalas distintas ou ausentes. Os estames são em número de 5 ou mais, às vezes, monoadelfos, formando uma coluna estaminal (andróforo), com anteras mono ou bitecas rimosas; às vezes, com estaminódios, pólen com exina espinhosa. O ovário é súpero, geralmente sincárpico, com um ou mais óvulos em cada lóculo.
Cápsula, baga, drupa, sâmara ou folículo.
Total de Espécies: 6